top of page
  • ecosdoalva

perigo de saúde pública afastado

Updated: Jul 30, 2021

actualização (29 julho) :


Informamos a população que o nosso alerta de "perigo de saúde pública", de 26 de julho (abaixo), foi esclarecido por entidades oficiais, assegurando a não existência desse perigo!


A Sepna informou-nos que de acordo com o plano de monitorização das águas balneares interiores de 2021, remetido pela Agência Portuguesa do Ambiente - Administração da Região Hidrográfica do Centro, o Destacamento Territorial da GNR da Lousã através do seu Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) desde o mês de junho e até ao final de agosto, procede semanalmente no Rio Alva à colheita de amostras de água e respetivo encaminhamento para análise laboratorial, não tendo sido detetado qualquer problema até à data.


O mesmo destacamento, informou também que toda a vegetação ripícola se apresenta em bom estado vegetativo, assim como, na restante fauna e flora não se verifica qualquer problema e que, face ao por nós exposto, o NPA do Destacamento Territorial da GNR da Lousã, se encontra atento à situação descrita e tem reforçado o seu patrulhamento junto do Rio Alva, de forma a preservar, proteger e fiscalizar o meio ambiente, a fauna e a flora existente naquele território, assim como, estará também atento às situações anómalas e aos eventuais prevaricadores.


Por outro lado, consultada também a fiscalização do Sistema de Abastecimento de Água de Vila Cova de Alva, Alqueva e Pomares - entidade que nos últimos meses tem estado a efectuar a obra de melhoramento do mesmo sistema, e a colocação de novo poço de captação na zona do Portavô - obtivemos a informação de que não foram detectadas fezes na água ou odores suspeitos dela provenientes.


Esta entidade, informou ainda que o facto de as águas neste mês de julho terem aparecido muito turvas - nomeadamente na saída das torneiras e no rio, apresentando também espumas muito visíveis, conforme as fotos abaixo documentam - se deveu à realização de escavações no leito do rio, que obrigou à movimentação de terras e areias, originando lamas que são arrastadas e demoram algum tempo a depositar.


Mais acrescentou que, apesar do impacto destas operações sobre a zona balnear, não havia possibilidade de realizar estas obras noutra época do ano.


Supomos nós, que tudo isto seja agravado pela ausência de correnteza no rio, e pelo fraco caudal que se tem verificado nos últimos meses.


Na sexta-feira passada, dia em que surgiram as queixas mais recentes, ter-se-á realizado uma série de procedimentos dessa ordem, conducentes à conclusão desses trabalhos, o que terá justificado, mais uma vez, o aspecto suspeito das águas.


Também, da parte da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal, obtivemos informação de que não haveria justificação para preocupação.


Pelo facto, nos regozijamos e tranquilizamos todas as pessoas preocupadas com estes sinais.


Do ponto de vista da saudabilidade, é oficialmente possível ir ao banho no nosso Alva!


Apenas, teremos de nos adaptar às lamas que se levantam quando as águas são agitadas pelos nossos corpos, já que, para o evitar, seria necessária uma eficaz dragagem do rio.




fotos captadas no início do mês de julho



notícia de 26 julho:


perigo de saúde pública


Informamos a população da possibilidade de Perigo de Saúde Pública no nosso rio Alva.


Os banhos públicos que têm decorrido com normalidade, nomeadamente durante esta tarde de domingo 26 de julho, podem ser séria fonte de perigo de saúde.


Algumas testemunhas reportaram que na passada sexta-feira, pelas 23.00 foram detectadas águas abundantemente contaminadas com fezes de esgotos no rio, em Vila Cova de Alva.


Na manhã de sábado, informámos a SEPNA, pedindo a averiguação e a análise da qualidade das águas para banhos e consumo público.


Simultaneamente, informámos a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal.


Fomos também informadas de que outros episódios terão ocorrido anteriormente nas últimas semanas e que este não terá sido o primeiro episódio de derrame de esgoto no rio.


Desconhecemos a fonte desta grave poluição das águas.


Tendo em consideração a gravidade da situação, caso se confirme, informamos a população da possibilidade de perigo de saúde ao tomar banho no rio, enquanto não houver esclarecimento oficial sobre a qualidade das águas.


O risco de saúde pública inclui um conjunto variado de doenças, tais como a Diarreia por Escherichia coli ou a Febre Tifóide, entre outras.


Dada a ausência de informação e a continuada utilização dos banhos no rio, sentimo-nos na obrigação de fazer este Aviso Público.


Aguardamos informações das entidades oficiais.





fotos captadas em 24 de julho

219 views0 comments
bottom of page