top of page
  • ecosdoalva

esterilização colónia de rua

Updated: Jul 8, 2021

actualização (08.07): boa notícia e má notícia: a boa notícia, é que as duas gatinhas e um gatinho assilvestrado da Rua Joaquim Antunes Leitão, foram recolhidas, desparasitadas, esterilizadas e devolvidas ao local no mesmo dia, no passado dia 20 de Maio, no âmbito do programa abaixo referido, tendo tido uma excelente e saudável recuperação.


infelizmente, a recolha foi efectuada sem o prévio aviso combinado tendo sido possível recolher um número mais reduzido do que o previsto e a viagem decorreu numa carrinha de caixa aberta, totalmente desadequada a este tipo de intervenções, situação da qual participámos a gravidade às autoridades competentes.


aparte este aspecto negativo do transporte, o tratamento clínico foi muito positivo.


a má notícia, é que uma dessas gatinhas, a Tarequinha, apareceu misteriosamente morta na sexta-feira 4 junho, ao início da tarde, após ter brincado e convivido alegremente em casa e na referida rua, no início da manhã.


a hipótese de envenenamento parece ser a mais provável, suspeita também avançada em relação ao comportamento do gatinho Amarelo no dia em que desapareceu em abril passado.


não se imagina que sejam actos humanos propositados, quer pela crueldade e demência que estariam associadas, quer por serem crimes punidos com 2 anos de prisão


mas pode suceder que tenham tido acesso a algum veneno (para ratos ou outro) que não esteja devidamente armazenado e cuja ingestão fatal leve à morte e a terríveis sofrimentos.


assim, pedimos a todas as pessoas que estejam atentas à utilização e à presença de venenos, e que não os deixem acessíveis a essas criaturas que também são de Deus, como confirmou o Papa Francisco, em 2014.


o gatinho Amarelo e a gata Tarequinha, ele e ela, de grande meiguice e carinho, deixam saudade e tristeza, e muito lamentamos não estarem felizes a partilhar as nossas vidas. Que descansem em Paz!




actualização (11.05): devido a dificuldades internas do centro de Recolha Animal de Arganil, a recolha não foi efectuada hoje, dia 11 maio, como estava previsto. Aguardamos nova marcação.


actualização (6 .05): A recolha foi adiada para a próxima terça-feira, dia 11 de maio, para evitar que os pacientes tenham de permanecer no Canil antes e depois das cirurgias, e durante o fim-de-semana.


Assim, desejavelmente serão recolhidos, intervencionados e devolvidos ao local após o recobro da anestesia, reduzindo o tempo de estadia fora do espaço da colónia.


É possível e desejável que continuem a ser alimentados por quem os cuida, até cerca de vinte e quatro horas antes, segunda-feira de manhã, inclusive.


*


Na próxima sexta-feira, 7 de Maio, vamos apoiar a recolha de gatas e gatos errantes na Rua Joaquim Antunes Leitão, para esterilização. A recolha será realizada com o nosso apoio, pelo Centro de Atendimento Médico-Veterinário, da Câmara Municipal de Arganil (CMA).



É fundamental que as pessoas que os alimentam não o façam a partir da manhã de dia 6, para que a recolha seja bem sucedida.


Caso contrário, a operação de recolha pode ficar sem efeito, anulando todos os esforços que foram desenvolvidos para a organizar.


Estas gatas e gatos regressam no dia seguinte, sábado, já com chip, registo na base de dados SIAC e vacinação anti-rábica, regressando à mesma rua para que prossigam a sua vida em paz e harmonia.


Por ocasião do registo é também efectuada a desparasitação externa e interna


Está em curso uma campanha de esterilização para os animais de companhia de todas as pessoas residentes em Vila Cova de Alva. É gratuita. Basta preencher o formulário existente na União de Juntas de Freguesia


Tendo em consideração diversos factores, apresento a minha disponibilidade para ajudar quem tenha dificuldade em resolver este assunto.


De sublinhar que a CMA é uma das apenas oito autarquias que prestam este serviço humanista e meritório a nível nacional, facto a louvar, apoiar e aproveitar.


As intervenções são realizadas no Centro Médico-Veterinário Cãofraria dos Bichos - Clínica Veterinária Integrativa e Reabilitação, em Vila Nova de Poiares [https://www.facebook.com/caofrariadosbichos/].


É também com a Cãofraria dos Bichos que trabalha a conhecida associação ARPA [https://www.facebook.com/ARPAPORTUGAL], financiada pela Susy Utzinger Stiftung für Tierschutz - SUST. Contudo, esta campanha de intervenção da Câmara Municipal de Arganil é autónoma e totalmente independente destas instituições.



https://www.cm-arganil.pt/wp-content/uploads/2021/03/Triptico-Campanha-esterilizacao-Centro-Animal-2021.pdf ]


Vamos melhorar o Bem-Estar Animal e a Saúde Pública de todas e de todos, em Vila Cova de Alva !


*


muito importante : Desapareceu o gato amarelo malhado que vemos na foto abaixo. Caso alguém saiba onde está ou o que lhe aconteceu, agradecemos a informação. Bem hajam!



138 views0 comments
bottom of page